1ª Etapa - Campeonato Mineiro de Cross Country

Crédito: Imprensa Mineiro XC

A primeira etapa do Circuito Mineiro de Cross Country, também válida pelo Campeonato Mineiro de Cross Country, foi disputada neste domingo dia 22 de Outubro de 2023 no CT Fazenda das Cruzes na cidade de Itaguara - MG.

O evento contou com grandes nomes do motociclismo mineiro, no total foram 63 pilotos de várias cidades do estado, que proporcionaram grandes disputas durante o dia.

O evento teve a supervisão da Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais.

XC1

A primeira disputa do dia foi na categoria XC1 (Força Livre), onde os melhores pilotos estiveram alinhados no gate de largada.

E quem largou na frente foi o piloto Darso Salesio Loch da cidade de Paraopeba, porém na segunda volta o piloto Paulo Augusto Israel da cidade de Bambui assumiu a primeira colocação e se manteve na ponta até a bandeirada final, vencendo a primeira categoria do dia. Completaram o pódio Darso Salesio em segundo, José Marco em terceiro, Emanuel Vitor em quarto e Tulio Gonçalves em quinto.

XC2

A categoria XC2 foi a segunda bateria do dia, e teve a vitória do piloto Cristiano Lara Rabelo da cidade de Itaguara, ele venceu a prova liderando de ponta a ponta. A segunda colocação ficou com Daywson José de Souza (Chassi) da cidade de Formiga, o terceiro colocado foi Acácio Eduardo da cidade de Itaguara que precisou fazer uma prova de recuperação depois de problemas na moto. Completaram o pódio os pilotos Henrique Reis Costa da cidade de Oliveira em quarto, e Tarcio Salesio Loch de Paraopeba em quinto.

XC4 (Over 40)

A categoria XC4 que foi disputada na mesma bateria da XC2 também teve um vencedor de ponta a ponta, que foi o piloto Reginaldo Carlos da Silva (Tatu) de Bonfim. A disputa pela segunda colocação foi mais acirrada no início da prova com o piloto Daywson José de Souza (Chassi) se mantendo na posição até a terceira volta, porém na quarta volta o piloto Guilherme Madson Reis da cidade de Patrocínio assumiu a posição, e finalizando a prova com o segundo lugar, Daywson José de Souza ficou com a terceira colocação, Marcelo Moreira da Cruz da cidade de Araújos ficou com o quarto lugar.

XCF

Na sequência tivemos a disputa da categoria Feminina, que foi vencida de ponta a ponta por Marcella Gonçalves da cidade de Rio Manso. A segunda colocação ficou com Carla Poliana Fernandes de Carmo do Cajuru e a terceira colocação com Aline Aparecida de Oliveira também de Carmo do Cajuru.

XC3 (Over 35)

Após a disputa da categoria Feminina tivemos a largada da XC3, onde tivemos mais uma vitória do piloto Paulo Augusto Israel de Bambui, dessa vez vencendo de ponta a ponta. A segunda colocação ficou com o piloto Darso Salesio Loch de Paraopeba, com Rodrigo Corsi da cidade de Medeiros em terceiro e Rafael Fernandes Barros de Nova Lima em quarto lugar.

XC5 (Nacional Pró)

A categoria Nacional Pró foi disputada na mesma bateria da XC3. O piloto da cidade de Formiga, Daywson José largou na frente, mas na quarta volta o piloto Reginaldo Carlos da Silva de Bonfim assumiu a primeira colocação, e venceu a prova, Daywson José ficou com a segunda colocação. O terceiro lugar ficou com Marcelo Moreira da Cruz da cidade de Araújos, o quarto lugar foi o piloto Lucas Madson de Patrocínio, e a quinta colocação do piloto Túlio Gonçalves de Carmo do Cajuru.

XC6 (Intermediária Importada)

Após o intervalo tivemos a disputa da categoria XC6, onde o piloto Guilherme Madson da cidade de Patrocínio conseguiu a vitória de ponta a ponta. A segunda colocação ficou com o piloto Acácio Eduardo da cidade de Itaguara, o terceiro colocado foi José Marco de Itaúna, com o piloto Moacir Gomes Junior de Bonfim em quarto lugar.

Kids

A categoria Kids foi disputada na sequência com a vitória do piloto Pedro Brugnara Lima da cidade de Itaguara, a segunda colocação ficou com o piloto Kaua Caetano Camargo, o terceiro foi Philipe Fernando da cidade de Formiga.

XC7 (Intermediária Nacional)

A categoria com mais motos foi a XC7, que foi dividida em XC7A para pilotos abaixo de 30 anos e XC7B para pilotos acima de 30 anos. Na categoria XC7A quem venceu de ponta a ponta foi o piloto Glaycon Parreiras de Bonfim, o piloto Túlio Gonçalves da cidade de Carmo do Cajuru ficou com o segundo lugar, Elton Rabelo Mileib de Carmo do Cajuru foi o terceiro colocado, com Diego Gomes em quarto e Caio Cesar em quinto. Já na categoria XC7B também tivemos um vencedor de ponta a ponta, foi o piloto Carlos Maurício, a segunda colocação ficou com Marcelo Moreira da Cruz da cidade de Araújos, pela terceira colocação ficou Adriano Rezende, o quarto lugar foi Jorge Augusto Nogueira de Carmo do Cajuru e Pedro Ramos Silva de Carmo do Cajuru ficou com o quinto lugar.

XC8 (Iniciante Importada)

Na categoria XC8 quem largou na ponta foi o piloto Lucas Madson, mas na terceira volta o piloto Leandro Rodrigues da cidade de Piracema assumiu a ponta e venceu a prova, Lucas Madson de Patrocínio ficou com a segunda colocação, e o piloto Mateus Junior Nascimento de Itaguara ficou com a terceira colocação.

XC9 (Iniciante Nacional)

Para fechar o dia tivemos a disputa da categoria XC9 que também teve a divisão em XC9A e XC9B para pilotos abaixo e acima de 30 anos respectivamente. Pela categoria XC9A a vitória ficou com o piloto Glaycon Parreiras da cidade de Bonfim, o piloto Jeronimo Cunha ficou com o segundo lugar, Caio Cesar ficou na terceira colocação, a quarta posição foi de Diego Gomes Oliveira e quinta posição de Eduardo Chaves. Pela categoria XC9B a vitória foi do piloto Moacir Gomes Junior da cidade de Bonfim.

Fotos: Foco Sport.